ESSE VERSÍCULO BÍBLICO NÃO É UMA PROMESSA!


Não sou uma pessoa de aceitar tudo sem questionar. Estou mais para os crentes de Beréia (Atos 17.11).
Logo que conheci o Evangelho de Jesus Cristo aprendi que devemos ser cautelosos como os crentes de Beréia que tudo que ouviam conferiam com a Bíblia.
Eu não apenas leio, como medito, como também  gosto de estudar.Isso, mesmo antes de ingressar no curso de Teologia. Logo nos meus primeiros anos no Senhor sempre tive interesse em conhecer a Bíblia no seu original (Antigo Testamento no Hebraico e Novo Testamento em Grego). O curso agora só veiou a me estimular mais ainda.

Esse versículo já conhecia desde o início, mas quando entrei na Igreja Presbiteriana passei a ouvi-lo com  muita frequência. As irmãs não se cansam de dize-lo, e confesso, que sempre fiquei tremendamente incomodada. Não com o versículo em si, mas como ele é usado: como sendo uma promessa, uma garantia. Essa  rejeição ardia no meu coração, pois nunca cri na forma como ele é usado quer pelos irmãos, quer pelos oficiais da igreja, at´´ealguns pastores.
Qual a razão da minha descrença? Ora, sempre escuto dizerem: "Ah, irmã creia! Creia e tenha certeza que toda a sua casa se converterá a Jesus Cristo". Não sei se vocês pensam da mesma forma, mas quando ouvia uma mana falar isso quando o marido já  ex marido e isso há um tempão (já casado e com filhos com outra), ou tendo a certeza de o (atual) marido, ou mesmo um filho irá se converter, eu simplesmente sentia um rebuliço de contrariedade, e descrença.
Vou explicar melhor. Há muitos anos atrás quando me mãe me obrigava a ir a igreja (mesmo quando eu tinha 36 anos e dois anéis de formatura, dinheiro, e carro...) eu vi um caso que me marcou muito.
Um casal, que prefiro não citar nomes, mesmo ambos já terem falecido, eram um homem e uma mulher de Deus. Não digo isso de ouvir falar, mas convivi com o casal e posso dar tal testemunho a respeito. Eles tinham dois filhos: uma moça que estava na igreja juntamente com seu esposo, e filho e um rapaz que... Bem, esse era bem diferente. Para encurtar a história esse  filho morreu assassinado a bala em sua própria casa por causa de drogas. Morreu na hora. Alguém atirou pela janela. Não houve nem tempo para que ele pensasse, ou clamasse por Deus. Ao que tudo indica, e os próprios pais, e a igreja sabia, esse rapaz morreu sem conversão

Ai, como fica esse versículo? Se Deus promete, Deus cumpre, mas esse casal não tinha a promessa de que toda a sua casa seria salva? Vi esse episódio e já soube de muitos,ah,e muitos outros.
Irmãs do grupo de oração que oram há 30 (trinta) anos pela conversão do marido e as outras manas que sempre dizem: "mana tenha certeza. Seu marido irá se converter. Creia no Senhor Jesus, e tu e tua casa serão salvos".
Ah, meu Deus! Eu pensava: "e se esse marido não se converter? Que decepção para essa mana!". Não falo do fato de orarmos, não! Temos que orar sempre! Não sabemos quem irá se converter, e não podemos desistir! O que me incomodava era que nunca cri que esse versículo era uma promessa, mas não tinha argumentos teológicos para confrontar. Não tinha, mas hoje tenho!
Sim, há algumas semana atrás resolvi sentar-me na frente do pc,com várias bíblias, e só me levantar quando estivesse realmente estudado esse versículo. Passei algumas horas, até que encontrei. Agora não falo mais baseada nos meus achismos, ou nas minhas experiência,mas fundamentada na Bíblia, uma análise gramatical, de uma exegese da Palavra.
Vejamos como é exatamente o versículo:

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa

Vamos dividir o versículo em duas partes. Assim:
Parte 1: Crê no Senhor Jesus e será salvo

Parte 2: Tu e tua casa

A primeira parte é clara, e não há dúvidas. Afinal, diz a Bíblia que todo aquele que crer será salvo. Que somos salvo pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.  Com fé em Cristo como seu Senhor (e único sem mais senhores, ou senhoras) e  Salvador (salvação completa, total perdão dos pecados, sem achar que Jesus meu o serviço pela metade e temos que passar um purgatórios para acertar o resto da nossa conta).
O que me incomodava era que como a minha fé dava a garantia de salvar os outros? E se esses outros não viessem a crer? Há uma idéia de um Deus manipulador, que somos fantoches e Ele puxa as cordinhas, que não temos nem mesmo o desejo próprio de escolhe-Lo ou não! 

Voltemos a análise. O versículo foi divido em duas partes por uma vírgula. Agora, passemos a parte depois da vírgula e coloque na  frente e ficará assim:

Tu e tua casa, crê no Senhor Jesus e serás salvo.

E ai, ficou diferente? Claro, e muito! Agora sim, parece ter sentido e estar totalmente de acordo com a Bíblia!

Essa deve ser a leitura correta e sensata desse versículo!
Talvez você esteja falando nesse exato momento que leia essa postagem: " mana Nayara quer tirar a esperança de cremos que toda a minha casa será salva!".Não, por favor, amado(a)! De jeito nenhum! Ore, ore sem cessar, um ano, dois anos, trinta anos, até o último suspiro de vida. Orei para que toda a sua casa venha a se quedar aos pés de Jesus.
Trago essa elucidação sobre esse versículo porque a forma como ele é pregado, ensinado pode vir a ser algo horrível na vida de uma cristão. Pode provocar estragos terríveis. 

Como esse versículo é pregado, ensinado em muitas igrejas a "salvação da minha família está intimamente ligada com a minha salvação. A minha entrega a Jesus não confira direitos hereditários ao meu cônjuge ou aos meus filhos."

Assim, amados(as) de Deus perseveremos em oração, em jejum pela salvação de nossa  casa. Vivamos  e peguemos o Evangelho,  mas tendo consciência de que "felizmente, não sou eu aquele que salva a minha casa. Mas Jesus  é Aquele que Salva" mediante a fé em seu sacrifício! 

Mesa com Sousplat de Crochê

Vi na net uma mesa decoradas com sousplats de crochê, e amei! Daí pensei em comprar. Até que não são caros, mas o frete mata. Recorri a uma...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...